quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Desatenção pode prejudicar profissionalmente


Desviar os olhos enquanto o outro fala, mudar de assunto sem dar ouvidos à última frase do interlocutor, conversar com um terceiro enquanto o colega está falando, distrair-se com manias durante a conversa são apenas alguns sinais nítidos que refletem falta de atenção. E, para a maioria das pessoas, um profissional disperso também não costuma ser digno de confiança. Como confiar em um cirurgião desatento, em um fornecedor que parece não ter entendido a solicitação ou em um consultor que está sempre distraído?
Já que a dispersão é um grave defeito, que causa imagem de incompetência para o profissional, não há dúvidas de que é fundamental evitá-la. O primeiro passo é verificar se você é efetivamente disperso ou se é só aparência. No primeiro caso, é bom diagnosticar por que isso está acontecendo. As preocupações, o estresse, a desmotivação podem ser alguns fatores causadores de desatenção. Mas se você é um profissional que nunca deixa de estar atento aos detalhes, mas cuja imagem não corresponde, seja pela forma tranquila de encarar a vida ou devido a um perfil mais descontraído, é importante monitorar o próprio comportamento, evitando condutas como as mencionadas acima.
Ao invés de procurar seguir receitas para resolver, aparentemente, o problema, esforce-se para criar um envolvimento efetivo com os assuntos discutidos em reuniões ou nas conversas diárias, sejam elas relacionadas ao âmbito profissional ou não. É claro que algumas atitudes simples como dirigir o olhar para o interlocutor, tomar cuidado para não interromper a conversa sem necessidade e evitar o desvio de atenção com pequenos detalhes devem ser levadas em consideração. Mas se for um assunto pessoal que apareça em momento inoportuno e que não desperte muito interesse, não há mal nenhum mudar de conversa, desde que feito com muita classe. Com um bom jogo-de-cintura, é possível driblar esses inconvenientes e não deixar que sinais de distração e desinteresse roubem a cena e derrubem sua imagem no trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário